Avaliação
Neuropsicológica

 
 

É um processo de investigação detalhada das funções cerebrais, cujo principal objetivo é encontrar áreas de facilidade e dificuldades para apoio diagnóstico. Ao final, é possível entender como as estruturas e sistemas do cérebro se relacionam com o comportamento, humor e personalidade do paciente.

 Essa investigação detalhada do funcionamento cerebral, inclui processos mentais como a memória, atenção, linguagem, raciocínio, percepção visual, coordenação motora, capacidade de aprendizagem, interação social, leitura, escrita, matemática, raciocínio abstrato, resolução de problemas entre outros.

A avaliação neuropsicológica é conduzida por um psicólogo especialista em Neuropsicologia.

 A partir dos resultados encontros, é possível compreender a relação do funcionamento cerebral com as dificuldades do paciente.

Esse resultado é fundamental para a tomada de decisão em alguns tratamentos específicos, tais como:

 
 
  • Epilepsia

  • Esclerosa Múltipla

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)

  • Traumatismo Craniano

  • Neoplasias (câncer)

  • Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

  • Dificuldade de Interação Social.

  • Dificuldade de concentração.

  • Alzheimer

  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)

 
 
 

Como é realizada a avaliação neuropsicológica?

Todo o processo dura aproximadamente de 10 sessões, podendo haver alterações baseadas nas necessidades individuais do paciente.

1ª Etapa: Entrevista

A primeira consulta é realizada com duas horas de duração, com o objetivo de compreender as necessidades do paciente e histórico de desenvolvimento.

2ª Etapa: Aplicação dos Testes

São utilizadas testes psicológicos específicos para cada função mental.
O objetivo é encontrar facilidades e dificuldades do funcionamento cerebral, e assim, definir um plano de tratamento baseada nas características encontradas.

3ª Etapa: Laudo e Orientações práticas

O paciente (e familiares quando necessário), receberá um laudo detalhado especificando todos os resultados encontros. Uma sessão com duração de 2horas também está previsto para garantir que todas as orientações sejam compreendidas.

 

Quanto tempo dura a avaliação neuropsicológica?

O período pode variar de pessoa a pessoa. Mas de maneira geral são aproximadamente 10 sessões. Há possibilidade de mais uma sessão ocorrer na mesma semana.

Quem deve procurar pela avaliação neuropsicológica?

O encaminhamento pode ser realizado por um médico (neurologista, psiquiatra, geriatra ou pediatra), com o objetivo de identificar qual é o tratamento adequado.
O próprio paciente também pode procurar pela avaliação ao notar dificuldades de concentração, raciocínio, memória e alterações significativas no humor.

A avaliação neuropsicológica ajudará a encontrar um tratamento adequado?

Sim! O principal objetivo dessa investigação detalhada é identificar qual é o tratamento de maior recomendação baseada nas evidências científicas, e como ele deve ser adaptado considerando os resultados encontrados.

Um médico pode realizar avaliação neuropsicológica?

Não, é de prática exclusiva do psicólogo a aplicação de testes psicológicos.