Terapia Cognitivo
Comportamental (TCC)
Há diferentes métodos utilizados na psicologia clínica. A terapia Cognitivo Comportamental, também chamada de TCC, é uma abordagem com alto respaldo científico, focada na resolução de problemas e desenvolvimento de habilidades para uma mudança prática na vida de quem realiza.
A TCC esclarece que não são os eventos em si que nos perturbam a nossa vida, mas a nossa forma de interpretar e lidar com essas situações. Neste sentido, um dos principais objetivos da terapia é de auxiliar você a lidar com os próprios pensamentos de uma maneira saudável.
Etapas da TCC
A primeira etapa da terapia será de avaliar o problema que você está enfrentando. Iremos juntos identificar, descrever e planejar o que precisa ser feito de diferente para que encontre resultados diferentes.
Você contará com apoio profissional para identificar quais pensamentos e ações estão lhe afastando da vida que você gostaria de viver. Na terapia você irá aprender a distinguir os pensamentos saudáveis dos não saudáveis, quebrando o ciclo que a sua própria mente produz.
O seu tratamento continuará além das sessões, já que após os encontros, exercícios práticos são compartilhados para que tenha um entendimento mais amplo da sua própria vida, e se aproxime dos objetivos e metas. Percebeu que essa é uma terapia com bastante prática?
Justamente por essa característica que esse método se chama TCC. O termo “Cognitiva” se refere aos processos mentais, e “Comportamental” indica as novas formas de enfrentar esses problemas.
Quando a TCC é indicada?
Um dos grandes diferenciais da TCC é o reconhecimento científico enquanto tratamento padrão-ouro para situações que geram intenso sofrimento. Entre eles:
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
Depressão
Transtorno Afetivo Bipolar
Transtornos Alimentares
Compulsão por compras e jogos.
Dificuldade para falar em público
Luto
Dificuldade em lidar com a raiva.
Se não tenho um transtorno, a TCC é indicada?
Sim, o processo de autoconhecimento é muito importante para lidar com questões familiares, emocionais, físicas e até mesmo no âmbito profissional. Essa é uma terapia bastante flexível e ao longo do processo terapêutico, podem ser abordadas as mais diversas questões que surgirem.
Quanto tempo a terapia pode durar?
O tratamento utiliza como base as evidências científicas (que podem variar de 12 a 36 semanas aproximadamente). Cada pessoa traz necessidades que são completamente individuais, não há uma regra.
Qual a duração de cada sessão?
Na primeira sessão dedicamos 2 horas de atendimento, para garantir um acolhimento das suas necessidades e juntos, estabelecermos um plano de ação. As demais consultas possuem duração de 50 minutos.
Com que frequência devo falar com meu terapeuta?
Todo tratamento é individualizado e possíveis ajustes podem ser realizados ao longo do processo.
De modo geral, as sessões ocorrem 1 vez por semana.
Estou com dúvida se a Terapia Cognitivo Comportamental é para mim.
Antes de marcar a primeira sessão, entre em contato que todas as suas dúvidas serão esclarecidas por um psicólogo ou psicóloga.
Como surgiu a Terapia Cognitivo Comportamental?
Entre a década de 60 e 70, Aaron Beck um psiquiatra norte-americano e professor emérito do departamento de psiquiatria na Universidade da Pensilvânia, desenvolveu um novo método para o tratamento de pessoas com depressão.
O foco desta nova abordagem estava em auxiliar os pacientes a conseguirem lidar com os próprios pensamentos de uma maneira diferente, tomando ações práticas para lidar com os problemas de modo mais efetivo.